12 de setembro de 2011

“Bota Fora”, combate à dengue e educação ambiental no Bairro Jabotiana


            No dia 02 de setembro (sexta feira), aconteceu mais uma atividade do projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” promovida pela USF Manoel de Souza Pereira, através dos seus profissionais (assistente social, enfermeira, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias) em parceria com a Empresa de Serviços Urbanos – EMSURB. A ação constituiu-se na retirada de móveis velhos, pneus e lixo acumulado nos fundos dos quintais das residências da Rua Estrada da Cabrita e nas margens do rio Poxim. Além da ação efetiva de combate ao mosquito transmissor da dengue.
            Em apenas um quintal de uma das residências foi retirado, pela equipe da EMSURB, um caminhão de entulhos. Foi necessário mais de um dia para que todo o trabalho fosse concluído.
            A assistente social Maria Neire, coordenadora do projeto, nos informou que o sucesso da ação foi resultado do empenho dos profissionais envolvidos e da participação da comunidade. Informou também que, antecedendo o bota-fora, foi realizada uma reunião comunitária no dia 23 de agosto com o tema “A Comunidade e o Rio”, com o objetivo sensibilizar os moradores daquela área para o cuidado com o ambiente no qual vivem, estimulando-os a refletirem sobre as questões relacionadas à saúde num enfoque cultural e socioambiental.
            A culminância do projeto “Construíndo uma Jabotiana Saudável”, em 2011, será a 10ª Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana, que acontecerá no dia 18 de novembro, ou seja, no “Dia do Rio Poxim” (na terceira sexta feira daquele mês). Desde já, toda a comunidade do bairro e além fronteiras está convidada. Vai ser uma grande festa e uma ação cidadã coletiva em defesa da saúde e do meio ambiente sustentável no “último bairro verde de Aracaju”.