7 de março de 2012

O 6º Ressacadinho: o Carnaval do Bairro Jabotiana

Aspecto do café da manhã do 6º Ressacadinho

         O “Ressacadinho” é a expressão carnavalesca mais tradicional do Bairro Jabotiana. E este ano foi a única realizada na área.
O 6º Ressacadinho aconteceu, como sempre, na manhã do primeiro domingo após o Carnaval, dia 26 de fevereiro. Como nos anos anteriores, a concentração dos foliões ocorreu no bar Senadinho, na avenida Rio Poxim no conjunto Santa Lúcia. A festa é a ressaca do Carnaval.
            Após a alvorada às 7h30 (e isto é hora de alvorada? KKKKKKK ...), houve o farto café da manhã para dar mais energia aos foliões. Teve de tudo: frutas, carne frita, galinha de capoeira e sarapatel, guarnecidos com macaxeira, inhame e cuscuz. Também teve, é claro, o tradicional café preto com pão com manteiga. O café da manhã se estendeu até as 9h.
            O sinal para o início da folia foi um tiro de bacamarte efetuado por Zé Roberto. Dizem os exagerados que o disparo foi ouvido até no Aloque. Por provocar poluição sonora e afugentar a passarada dos manguezais e das árvores das praças daquela localidade, o intrépido bacamarteiro foi advertido verbalmente por membros da diretoria da Sociedade Jabotiana Viva (KKKKKKK ...), da qual é vice presidente. Não achando pouco, o mesmo ainda deu mais cinco tiros do seu trovejante bacamarte. O último foi com tanta pólvora que o cano da arma lascou. A advertência foi revogada naquela mesma noite pela comovida diretoria (KKKKKKKK ...), após o regresso da passarada às árvores e a derrota do Vasco da Gama, o time do coração do incorrigível bacamarteiro.
O 6º Ressacadinho foi animado pela banda Tijolo Quebrado de Frei Paulo. Os foliões percorreram todas as ruas do conjunto Santa Lúcia e anexos ao som de marchinhas e frevos famosos. Não faltou cerveja gelada e o mela-mela com talco e maizena. Às 11h, de volta ao Senadinho, a folia se prolongou na avenida Rio Poxim até as 15h.   
Os organizadores informaram que cerca de 300 pessoas participaram com a camiseta oficial e mais uns 200 “na pipoca”, entre acompanhantes e convidados. Assim, o 6º Ressacadinho foi o maior entre todas as edições anteriores. Entre os convidados, estiveram presentes secretários municipais, o presidente da Funcaju e o deputado Francisco Gualberto.
 Para o próximo ano os organizadores acreditam que o sucesso será ainda maior. Zé Roberto prometeu comprar 30 cartuchos para disparar no 7º Ressacadinho, após soldar o cano do seu bacamarte, é claro.

O desfile dos foliões pelas ruas do Santa Lúcia. Destaque para a bela Porta Estandarte

A Banda Tijolo Quebrado tendo à frente o bacamarteiro Zé Roberto