17 de dezembro de 2012

A Confraternização Natalina da Associação de Moradores do Sol Nascente e JK


           Na noite de 15 de dezembro de 2012, aconteceu a Confraternização Natalina da Associação dos Moradores do Jardim Sol Nascente e JK – AMJSNJK, no espaço de eventos “Arlindo Calumby Ferreira” na sede própria da entidade, situada na Avenida Cezartina Régis, 335, Bairro Jabotiana.
            Compareceram ao evento, além da Diretoria (eleita em setembro) e sócios, centenas de moradores dos dois conjuntos mais antigos do Bairro Jabotiana.
            A AMJSNJK foi fundada em agosto de 1979, portanto, uma instituição social que existe há 33 anos.
            A Confraternização foi animadíssima, tendo início por volta das 22 horas. O brilhantismo da festa coube ao show de Virginia Fontes e Banda e ao entusiasmo dos presentes. A comunidade do bairro estava bem representada: diretores e professores das escolas públicas locais, diretora e profissionais da USF “Manoel de Souza Pereira” e membros do Conselho Diretor da Sociedade Jabotiana Viva. A coordenação do evento coube a Samuel Fernandes, que leu bela crônica sobre o verdadeiro sentido do Natal, que é a celebração da vinda de Jesus Cristo à Terra.
            Na ocasião do evento, a nova Diretoria da AMJSNJK, foi apresentada aos convidados e seu presidente Robinsom Barroso Soares fez discurso de agradecimento à presença de todos, expôs um breve relato sobre as ações mais significativas da entidade e sua participação na mesma, falou que as cobranças são muitas e registrou a presença de representantes de instituições presentes. O mandato da nova Diretoria é de 2012 a 2016.
            A festa se estendeu até alta madrugada com música de qualidade e a grande animação dos presentes.
            O nosso movimento ambientalista está encaminhado junto com a AMJSNJK, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a empresa Recigraxe, um projeto de coleta comunitária de óleo saturado (óleo de fritura usado) para o Bairro Jabotiana. Mais detalhes sobre o referido projeto comuniremos daqui a algumas semanas neste blog.   
            O Conselho Diretor do nosso movimento parabeniza toda a nova Diretoria da Associação, desejando amplo sucesso no mandato. 

4 de dezembro de 2012

A coleta seletiva de lixo no Bairro Jabotiana


Coleta seletiva de lixo em Aracaju. Foto Ascom/EMSURB

               A Empresa de Serviços Urbanos/EMSURB da Prefeitura de Aracaju realiza a coleta seletiva de lixo seco para reciclagem no Bairro Jabotiana todas as sextas feiras a partir das 13h. Infelizmente poucos moradores participam dessa iniciativa de proteção ambientalmente.
            Para participar da coleta seletiva, basta separar o lixo seco (não orgânico) em sacolas plásticas e deixar na porta na sexta feira. Você pode armazenar o lixo seco durante a semana, já que o mesmo não exala mau cheiro, não proliferam insetos, ratos, fungos ou bactérias. Assim, não oferece perigo para a saúde.
            Somente coloque lixo orgânico (úmido) nos dias da coleta normal: terça, quinta e sábado.
            O lixo reciclado contribui para a preservação da natureza, porque poupa a extração de recursos da natureza e diminui a poluição.
            São considerados materiais recicláveis:
            VIDRO: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
            PLÁSTICO: Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos utilidades domésticas, embalagens de refrigerantes (garrafas pet), de água mineral, sacos, sacolas, embalagens de produtos de limpeza.
            METAL: Latas de alumínio (ex. latas de bebida), latas de aço (ex. de óleo, de sardinha, de molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.
            PAPEL: Embalagens longa vida, aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computados, folhas de caderno, cartolina, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
            Atenção. Existe uma grande quantidade de produtos de vidro, plástico, metal e papel que não pode ser reciclado. Neste caso você faz e descarte nos dias da coleta normal em uma sacola de lixo a parte, separada do lixo úmido.
VIDRO: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmica e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
            PLÁSTICO: Cabos de panelas, tomadas, embalagens metalizadas, isopor, adesivo, espuma.
            METAL: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tinta, latas de aerosol (spray), pilas e baterias.
            PAPEL: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografia, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.
            Para mais informações sobre a coleta seletiva ligue para 3179 7001.