29 de outubro de 2013

Cartaz da 12ª Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana


A 12ª Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana

           Mais uma vez acontecerá a Caminhada Ecológica “Construindo uma Jabotiana Saudável” promovida pela Unidade de Saúde da Família “Manoel de Souza Pereira” com o apoio do Conselho Local de Saúde.
            A 12ª edição da Caminhada Ecológica acontecerá no dia 08 de novembro (sexta feira). A concentração, como sempre, será a partir das 7h na Praça Principal do conjunto Santa Lúcia (em frente à Igreja Católica). A previsão de saída é para as 8h, percorrendo as avenidas Coronel Sizino da Rocha, Rio Poxim (Santa Lúcia) e Enfermeira Cezartina Régis, sendo encerrada na Praça Principal dos conjuntos Sol Nascente e JK, onde acontecerão apresentações culturais promovidas pelas escolas públicas participantes e o canto do Hino da Jabotiana e do Hino Nacional Brasileiro.
            O objetivo do evento é despertar e estimular práticas saudáveis e a consciência ambiental nos moradores do “ultimo bairro verde de Aracaju”.
A Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana é o maior evento ambientalista comunitário de Aracaju, contando com a presença de cerca de mil pessoas. Participam da manifestação todas as escolas públicas e privadas do BJ, o grupo de idosos, as associações comunitárias, movimentos ambientalistas, crianças do CRAS, grupos religiosos e todos os profissionais da USF “Manoel de Souza Pereira”. Graças à iniciativa da Caminhada Ecológica, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou o Projeto de Lei criando o “Dia do Rio Poxim” na sexta feira de novembro na qual acontece o evento.
O BJ é considerado o “ultimo bairro verde de Aracaju” pelo grande repertoria de ocorrências naturais: verde (manguezais, manchas de mata atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, ... ),  águas (Rios Poxim e Pitanga e afluentes; as lagoas Doce e do Areal e brejos), colinas com cobertura vegetal (R6 e da Saudade) e praças e canteiros bem arborizados.
Não obstante, as agressões permanentes a esses belos elementos da paisagem: poluição de esgotos residenciais e industriais sobre as águas, crescimento imobiliário acelerado avançando sobre as áreas verdes primitivas, impermeabilização acentuada do solo, intensificação do trânsito (barulho, poeira, danificação das vias), entre outros.      
            Todos os moradores do BJ estão convidados, bem como todos/as os/as cidadãos/ãs que defendem o ambiente equilibrado e saudável. Partcipe! E lembre-se: “Consciência ambiental é um exercício: pratique-o”.



Poema “JABOTIANA”

Dermerval Mangueira*

Estes versos que agora estou cantando,
São aqueles que eu não sabia exprimir
Aqueles tempos de menino...
Quando eu recebia os teus carinhos...
Quando eu me alimentava com o teu sorriso verde;
Quando eu me sentava à beira do teu rio,
E ele, de braços abertos,
Deixava-me ver o azul do céu lá no fundo!

O azul era tão bonito, tão lindo,
Que, muitas vezes tive ímpeto de correr,
De entrar nas suas entranhas
Para me abraçar com aquele céu!...
( ... )
- Ah! eu precisava tanto daquele céu para morar
( ... )
Mas um dia, JABOTIANA,
Voltarás a ser simples e pura
Como nos dias que se foram.
E lá, decerto, estarei;
- Nas folhas secas das campinas,
Nas pedras empoeiradas das estradas,
Nas águas tranquilas de teu rio.


(*) Diário de Sergipe. Aracaju: 26 de junho de 1959. P. 03.