21 de maio de 2011

A Audiência Pública do MP no Bairro Jabotiana

Diretores da Sociedade Jabotiana Viva conferenciando com o procurador Gilton Feitosa

O dia 20 de maio de 2011 foi histórico para o Bairro Jabotiana - BJ. Ali foi realizado o 1º Censo Social do Ministério Público do Estado de Sergipe e uma Audiência Pública com os procuradores. O evento aconteceu na EE “Manoel Franco Freire” (Conjunto JK).
            A solenidade de abertura do evento, promovido pelo MP Estadual, contou com a participação de diversas autoridades, lideranças e moradores do BJ. A Sociedade Jabotiana Viva esteve representada pelo presidente Jorge Moreira e pelo secretário Antônio Wanderley.
Durante a Audiência Pública, os dois diretores foram recebidos pelo procurador do Meio Ambiente Gilton Feitosa. Eles relataram as agressões ao meio ambiente no BJ, dando destaque ao crescimento descontrolado e predador da construção civil; as agressões e devastações aos manguezais e à mata atlântica das margens da estrada do Aloque; à poluição e enchentes do rio Poxim; aos incêndios provocados por pessoas inescrupulosas; aos aterros e depósitos de cascalho criminosos nas áreas verdes e nas águas (rio Poxim,  lagoa Jabotiana ou Areal e  lagoa Doce), entre outros.
Informaram também sobre os trabalhos e denúncias que realizaram nos últimos anos e sobre o Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” realizado pela USF “Manoel de Souza Pereira”. Finalizaram entregando um dossiê ao procurador, contendo todas as edições do nosso informativo impresso “Jabotiana Viva”, recortes de artigos e reportagens denúncias, e cópias de documentos oficiais, além de um CD com mais de 600 fotos registrando os problemas ambientais sofridos pelo bairro.
            O procurador Gilton Feitosa falou que estava ciente de algumas dessas agressões, que conhecia bem o BJ, pois já fora morador do conjunto JK, e que achou muito importante o mesmo possuir movimento ambientalista. Lamentou o fato de a PMA não possuir um órgão ambientalista. Informou que vem tendo sucessivas reuniões com o secretário do Meio Ambiente Genival Nunes e revelou que ambos estão muito preocupados com os problemas ambientais do BJ. Por fim apresentou uma lista longa de denúncias, encaminhamentos e de ações do MP Estadual do Meio Ambiente junto a órgãos públicos, empresas e instituições que atuam no bairro.
            A Audiência terminou com trocas de contatos, num clima de extrema cordialidade e de sinceridade de ambas as partes.
            No entendimento do nosso Conselho Diretor, a ocorrência do 1º Censo Social e da Audiência Pública in loco no BJ, é uma consequência de todo um trabalho realizado por instituições e pessoas comprometidas com a cidadania e a verdadeira qualidade de vida no bairro, as freqüentes denuncias dos meios de comunicação social e as características ímpares do “último bairro verde de Aracaju”. Situações que sensibilizaram a instituição encarregada da defesa da legalidade e dos interesses do povo sergipano.
            Contatos do MP Estadual do Meio Ambiente. Fone: 3216 2400; e-mail: meioambiente@mp.se.gov.br

Aspecto da área externa da EE “Manoel Franco Freire” onde aconteceu a Audiência Pública


1 comentários:

Olá Boa Noite, meu nome é Aline e sou estudante de Arquitetura e Urbanismo na UNIT. No momento estou fazendo minha monografia sobre o Bairro Jabotiana e como o mercado imobiliário vem atuando na estruturação do espaço urbano deste bairro. Abordo temas como especulação imobiliária, impactos sócioespaciais e outros correlacionados com o setor da construção civil e como ela vem modificando a "cara" da nossa cidade. Gostaria de saber se é possível marcar uma entrevista com algum membro desta sociedade que me possa fornecer mais informações para engrandecer o meu trabalho. Fico no aguardo de algum contato e desde já agradeço a atenção,
Att,
Aline Helena da Costa
alinehponto@ibest.com.br
9161-7864
 

Postar um comentário