21 de fevereiro de 2011

Rio Poxim: revitalização já!


               Após a denúncia dos nossos sócios e diretores, sobre a poluição que tornou a água do Rio Poxim tingida de verde, nos órgãos de comunicação social locais e na internet, a Administração Estadual do Meio Ambiente - ADEMA fez estudo físico, químico e bacteriológico da qualidade da água daquele rio. Os técnicos fizeram análise da temperatura, o PH e o índice de oxigênio da água coletada. O resultado foi assustador. Detectaram grande quantidade de coliformes fecais, nitrogênio amoniacal e de fosfato. Este último, um nutriente para algas e bactérias que, em função da abundância de alimento, proliferaram em desequilíbrio ao ponto de tingirem o Poxim de verde.
            Quanto ao índice de coliformes fecais, segundo a pesquisa, é 22 vêzes superior ao limite tolerável de 1000 coliformes por 100 ml de água. O índice foi de 22.000 coliformes por 100 ml de água. Fator que aumentou vertiginosamente os índices de nitrogênio amoniacal e de fosfato.
            Os estudiosos daquele órgão concluíram que a poluição é orgânica, de esgoto doméstico clandestino no Bairro Jabotiana, ou seja, de dejetos canalizados para a rede de esgotos sem passar pela decantação de fossa sanitária.
            Ao dar a notícia preocupante, o presidente da ADEMA Genival Nunes falou da dificuldade em encontrar o/os responsável/eis pelo/os esgoto/os clandestino/os.
            No entendimento do Conselho Diretor da Sociedade Jabotiana Viva, a solução definitiva para os altos níveis de poluição do rio Poxim e seus afluentes é a revitalização imediata daquela sub-bacia, através do tratamento sistemático dos esgotos domésticos e industriais através da criação de uma estação de tratamento de esgotos - ETE; o controle rigoroso da preservação das matas ciliares, sobretudo de seus manguezais; campanha educativa em larga escala e punições exemplares para os poluidores de suas águas e devastadores das matas ciliares, como determina a Lei de Crimes Ambientais.   


0 comentários:

Postar um comentário