16 de fevereiro de 2011

Rio Poxim tingido por mancha verde

Água do rio Poxim tingida de verde embaixo da ponte Sol Nascente – Santa Lúcia

              O Rio Poxim é considerado o mais poluído de Sergipe. Como se não bastasse esse “título” nada honroso, na manhã de 12 de fevereiro de 2011[sábado], dois sócios do nosso movimento, enquanto faziam caminhada matinal, foram surpreendidos com uma coloração estranha das águas daquele rio, nas proximidades da ponte que liga os conjuntos Sol Nascente/JK ao conjunto Santa Lúcia. De imediato, um deles ligou para a Polícia Ambiental e para o plantão da TV Sergipe.
Naquela mesma manhã a emissora enviou uma equipe de reportagem para o local, entrevistou um dos nossos sócios Antônio Carlos, e a matéria foi ao ar no telejornal SE TV 1ª Edição daquele mesmo dia, com o título “Mancha verde aparece nas águas do Rio Poxim” [ver no portal emsergipe.com/SE TV 1ª Edição/12 fev.2011].
Ao serem informados do ocorrido, ainda na manhã de 12 de fevereiro, membros do Conselho Diretor da Sociedade Jabotiana Viva percorreram todo o trecho do Poxim no Bairro Jabotiana e, estarrecidos, presenciaram em toda aquela extensão do rio, suas águas completamente tingidas de verde escuro. Ao se aproximarem da margem esquerda [no fundo da sede da Polícia Comunitária], perceberam que se tratava de partículas minúsculas, como se fosse um “pó” verde cobrindo quase toda a superfície da água.
            Horas depois, a Polícia Ambiental fez coleta da água do Poxim tingida de verde, no sentido de levar a amostra para a ADEMA identificar a substância.
            Esperamos que as autoridades competentes investiguem com rigor e, caso se trate de substância química ou mesmo orgânica poluente, que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

0 comentários:

Postar um comentário