28 de outubro de 2012

11ª Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana: histórico e programação



          O Bairro Jabotiana, situado na Zona Oeste de Aracaju, é uma área peculiar da capital sergipana. Possui um ambiente urbano convivendo com ocorrências naturais: o rio Poxim, as lagoas do Areal e Doce, riachos tributários do Poxim, brejos, manguezais, manchas de Mata Atlântica, além de pomares de jaqueiras e mangueira, além de coqueirais.
Todas essas ocorrências vêm sofrendo agressões de vários tipos: poluição de resíduos líquidos e químicos nas águas, depósitos irregulares de lixo, retirada de areia sem autorização dos órgãos ambientais, aterros e avanços da construção civil, devastando as áreas verdes e avançando sobre os manguezais, provocando ainda a impermeabilização do solo e o aumento do despejo de resíduos líquidos (esgotos), fatores potencializadores de enchentes.
Mas muitas pessoas do BJ não ficaram silenciosas e quietas diante de tanta agressão. Há mais de 10 anos, profissionais técnicos e agentes de saúde da USF “Manoel de Souza Pereira” elaboraram o Projeto “Construíndo uma Jabotiana Saudável” com uma série de ações afirmativas e educativas visando contribuir para o equilíbrio ambiental e consequentemente para a saúde dos moradores. A Caminhada Ecológica é a culminância anual do Projeto, que é referência local e nacional de ações de educação em saúde pública ambiental.
No dia 09 (sexta feira) de novembro, acontecerá a 11ª edição da Caminhada Ecológica “Construindo uma Jabotiana Saudável”. Como de costume, a concentração será a partir das 7h30 na rua 15 (ou Luiz Carlos Machado) do Conjunto Santa Lúcia, na altura da praça da Igreja Católica. As 8h em ponto, terá início a Caminhada percorrendo os seguintes logradouros: Avenidas Coronel Sizino da Rocha e Rio Poxim. Ao cruzar a ponte, entrará na Avenida Cezartina Regis dos Conjuntos Sol Nascente e JK, até o largo da Praça Principal, onde será encerrada com o canto do Hino Nacional.
            Todas as instituições públicas, sociais e privadas do Bairro Jabotiana e adjacências estão convidadas, bem como os moradores que não pertençam a nenhuma delas.
            Nas semanas que antecedem o dia da Caminhada, a equipe de coordenação do evento e do Projeto, formada por alguns profissionais técnicos e agentes de saúde, além de alguns membros do Conselho Local de Saúde, desenvolvem uma intensa programação, constando de palestras diárias e exposição fotográfica das ações do projeto no salão de acolhimento da USF “Manoel de Souza Pereira”, visitas às escolas públicas e particulares para sensibilizar e convidar professores e alunos, contatos com veículos da comunicação social, distribuição do cartaz promocional, panfletagem de convites nos domicílios, anúncios com carro de som, entre outras.
            A Sociedade Jabotiana Viva participará da 11ª Caminhada, com seus diretores, sócios e simpatizantes, empunhando a Bandeira de Sergipe e conduzindo uma faixa com a seguinte inscrição: “PAREM DE DESTRUIR O VERDE E AS ÁGUAS DO BAIRRO JABOTIANA”. Um protesto aos crimes e agressões ambientais às ocorrências naturais do “ultimo bairro verde de Aracaju”.  
            A Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana é a única realizada em um bairro de Aracaju a mais de uma década. Esperamos que outros bairros se inspirem em nós e também promovam ações semelhantes.
              

0 comentários:

Postar um comentário