24 de julho de 2013

Lançamento do cordel “Jabotiana”


           No dia 4 de agosto (domingo) a partir das 11h, acontecerá no salão de eventos da Associação dos Moradores do Jardim Sol Nascente e JK (AMJSNJK), o lançamento do cordel “Jabotiana – o último bairro verde de Aracaju”, durante a comemoração do Dia dos Pais, promovida pela entidade. Na oportunidade haverá música ao vivo com o cantor Wellyson, bingo e oferecido um churrasco.
            A publicação do cordel é de autoria do primeiro secretário do movimento ambientalista Sociedade Jabotiana Viva, sócio e coordenador do boletim informativo Jabotiana em Foco da AMJSNJK, Antônio Wanderley de Melo Corrêa, que reside no bairro há 20 anos.
            O Jabotiana Viva está apoiando o lançamento do livreto na divulgação, enquanto a AMJSNJK cedeu gentilmente o seu salão de eventos.
            O cordel “Jabotiana – o último bairro verde de Aracaju” contém 16 páginas, nas dimensões 20,5 x 15 cm, com 80 estrofes de seis versos (sextilhas) na rima xaxaxa. O poema versa sobre aspectos históricos, ambientais, culturais e cotidianos do Bairro Jabotiana.
            O autor se baseou em depoimentos de moradores antigos, na simples observação “de campo” e em artigos, TCCs e matérias da comunicação social que ele e outras pessoas produziram nos últimos anos. E como o próprio informou:
Todo esse repertório de informações me inspirou na construção dos versos do livreto. Mas, por que o cordel? Porque sou fascinado por esta literatura poética popular tão rica e típica da nossa região. Tentei ser fiel à sua tradição ao tentar escrever em linguagem regional, forçando a rima, com alguma fantasia, exagero e humor. Também tentei ser atual, escrevendo sobre um tema urbano e ambientalista e editando como a tecnologia do momento permite. Não segui a métrica dos versos poéticos de sete sílabas, pois ainda sou um aprendiz da poesia cordelista. O propósito maior foi criar um produto impresso para divertir, informar e educar sobre o último bairro verde de Aracaju.
            Este é o segundo título do autor. O primeiro foi “Origem do Bairro América”, produzido artesanalmente em 2012. Antônio Wanderley pretende lançar outros livretos de cordel no futuro próximo, sobre temas tradicionais do gênero literário, sobre aspectos e vivências da sua infância de menino do interior e sobre outros bairros de Aracaju. Ele revelou que, no momento, está trabalhando em dois títulos.
            Uma das primeiras estrofes do livreto a ser lançado é a seguinte:

O seu nome ‘Jabotiana’
É de origem da língua Tupi
O significado é muito bonito:
‘Onde nasce o jabuti’
Se você quer saber de tudo
Então leia esses versos aqui.        

0 comentários:

Postar um comentário