21 de novembro de 2011

No Bairro Jabotiana: uma festa da cidadania

A concentração no conjunto Santa Lúcia

         Na manhã de 18 de novembro de 2011, aconteceu a 10ª edição da Caminhada Ecológica do Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”. Uma iniciativa da Unidade de Saúde da Família “Manoel de Souza Pereira”. O evento contou com grande participação de moradores do Bairro Jabotiana - BJ de todas as idades, bem como de outras comunidades de Aracaju. Estimamos a presença de aproximadamente mil pessoas.
            A atuação mais marcante foi dos estudantes e professores das escolas públicas e particulares: EE “Manoel Franco Freire”, EE “Joaquim Vieira Sobral” e Colégio Recanto do Pequeno Príncipe.
Os profissionais técnicos e agentes comunitários de saúde da USF compareceram em quase sua totalidade. Também foram destaque na 10ª Caminhada Ecológica os participantes da Academia da Cidade, o Grupo da Terceira Idade, a garotada do CRAS do Largo da Aparecida, os membros do Conselho Local de Saúde, além de movimentos sociais e ambientais, a exemplo de diretores do Fórum de Defesa da Grande Aracaju – FDGA. Vale destacar também a presença de dezenas de estudantes universitários e de uma representação de trabalhadores do Instituto Espírita Humberto de Campos.
            Entre os integrantes da classe política, esteve presente o secretário da Saúde – SMS Silvio Santos e o vereador Dr. Emerson, autor do Projeto de Lei que criou o Dia do Rio Poxim. Ainda participaram representantes dos gabinetes dos deputados estaduais Francisco Gualberto e Ana Lúcia.
            A Sociedade Jabotiana Viva participou com alguns diretores e sócios conduzindo a faixa de caráter educativo “O Rio Poxim lhe devolve o que você faz por ele. Preserve-o”.
Vários meios de comunicação social fizeram divulgação do evento no dia anterior, enquanto outros realizaram a cobertura in loco. Agradecimentos especiais da Comissão Organizadora aos seguintes: Infonet, Jornal da Cidade, Cinform, Jornal do Dia e às emissoras TV Atalaia e Rádio FM Jornal. Gratos também às muitas ações individuais espontâneas de divulgação na internet (Facebook, Twitter, Orkut e MSM).
A Prefeitura de Aracaju, através de diversos órgãos (SMS, EMSURB e SMTT), apoiou decididamente o evento. Outros apoios importantes vieram da PETROBRAS, SESI, LIGA Engenharia e Colina da Saudade.  
Como em outras edições da Caminhada Ecológica, sentimos a falta de integrantes dos órgãos públicos ambientais.
            A 10ª Caminhada foi belíssima. A alegria e o colorido dos participantes desfilando pelas avenidas do BJ, numa bela manhã de sol, foram contagiantes. Uma verdadeira festa da cidadania.
            Além do caráter festivo e educativo, a Caminhada Ecológica do “último bairro verde de Aracaju” é uma resposta lúdica e eloquente daquela comunidade a toda sorte de agressões sofridas pelo meio ambiente natural e urbano local, decorridas do acelerado crescimento imobiliário e populacional sem levar em conta o impacto ambiental e de vizinhança. Tendo como consequências as sucessivas enchentes, a intensificação do trânsito, várias modalidades de poluição e a progressiva diluição da vida comunitária, tão característica naquele bairro. Enfim, uma resposta cidadã à queda da qualidade de vida.

Na avenida Cezartina Régis: nos conjuntos Sol Nascente/JK

Ao final: o canto do Hino Nacional

Integrantes da Sociedade Jabotiana Viva empunhando uma faixa de conteúdo educativo

            OBS: O crédito das fotos para uso público é Arquivo: Jabotiana Viva





1 comentários:

Vamos unir forças e juntos lutar para preservar o Rio Poxim e suas encostas! Vizinhos da rua Alú Campos (rua do restaurante Deppan) estão empenhados em uma luta sem quartel para livrar essa parte do rio de invasores. A exemplo do bar Corno Velho cuja construção chega a ocupar metade do rio Poxim! Nossa reclamação já se encontra no MP de Sergipe e no MP Federal. E a oportunidade de reivindicar por um rio Poxim livre de invasores! http://sergipesemdrogas2.blogspot.com/ Já agregamos o link de vocês a nosso blog! JUNTOS SOMOS MAIS!
 

Postar um comentário