2 de novembro de 2011

Uma árvore: muita vida

Árvore envenenada da UBS “Manoel de Souza Pereira”

Enquanto várias lideranças e moradores do Bairro Jabotiana lutam para defender o verde que ainda resta naquela área da Zona Oeste de Aracaju, alguns outros desenvolvem atitude criminosa, provocando a matança de vegetais adultos.
Há algumas semanas, funcionários da UBS “Manoel de Souza Pereira” notaram que uma das árvores (um Jamelão ou Manjelão) que compõe a área verde daquela unidade, estava com suas folhas caindo. Perceberam que aquele vegetal foi alvo de “uma tentativa de assassinato”. Alguém entrou nas dependências da UBS e aplicou veneno no tronco e na raiz da árvore, chegando a afastar a terra de sua base e cortar pedaços do tronco para que a substância venenosa agisse de maneira mais eficiente. No local foi encontrado um frasco de desodorante com cheiro muito forte do veneno aplicado. Uma técnica da EMURB avaliou que dificilmente a árvore sobreviverá.
Os funcionários da UBS acreditam que, quem cometeu o ato devia está incomodado com o fato do vegetal ter cupim. “Poderíamos ter providenciado o tratamento contra o inseto e tudo seria resolvido”, afirmou uma das funcionárias.
“Mas é apenas uma árvore” poderiam questionar alguns. Entendemos que está em questão não é o fator quantitativo, mas o qualitativo. Ou seja, o significado da atitude: alguém se sente no direito de invadir uma repartição pública, que presta serviços inestimáveis à comunidade, com propósito deliberado de causar danos. Se a árvore estava provocando algum problema ao “ofendido”, porque o mesmo não procurou a direção da instituição e explicou a situação para que fossem tomadas medidas no sentido de resolver ou reverter o problema? Esta seria uma atitude sensata e cidadã. Mas optou-se por uma ação criminosa.
Lamentamos o fato, ao tempo em que somos solidários a todos os que fazem aquela UBS.
Uma informação: árvores renovam o ar, climatizam o ambiente, reconstituem a fauna, produzem frutos, diminuem a poeira e o barulho e embelezam qualquer ambiente.  Matar uma árvore é um crime contra a natureza e contra todos nós, os viventes deste tempo e do futuro.

0 comentários:

Postar um comentário