21 de novembro de 2010

Com foi a IX Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana


A IX Caminhada Ecológica na av. Coronel Sizino da Rocha no conjunto Santa Lúcia

A IX Caminhada Ecológica “Construindo uma Jabotiana Saudável” foi promovida pela Unidade de Saúde da Família “Manoel de Souza Pereira” e aconteceu na manhã de 19 de novembro de 2010.
O evento foi extremamente positivo, por se tratar de uma ação educativa para as comunidades do Bairro Jabotiana - BJ; pelo entendimento de que a saúde e a qualidade de vida passam pela preservação do meio ambiente; por articular grupos ambientalistas; por proporcionar às escolas locais, públicas e particulares, a apresentação dos resultados dos seus projetos educativos.
Aliás, como sempre, as escolas fizeram a diferença. Participaram em massa, com criatividade lactente, alegria incontida e colorido exuberante.
            O Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” mostrou sua maturidade, compromisso e importância para o BJ, o “último bairro verde de Aracaju”.     
           A TV Cidade, A TV Alese e o Programa “Matéria Prima” (TV Atalaia) fizeram a cobertura da Caminhada e registraram este evento de porte e importância que é uma manifestação única em Aracaju, por mobilizar um bairro para a preservação de seu verde e de suas águas. O Jornal da Cidade, na edição de 20 de novembro, estampou o evento em sua primeira página, com a seguinte manchete: “População da Jabotiana faz Caminhada Ecológica”.
A PMA, através da EMSURB, fez a limpeza geral dos logradouros e das margens do rio Poxim e do canal Grageru do BJ, nos dias que antecederam o evento. A SMTT enviou batedores para a escolta e a Secretaria Municipal da Saúde cuidou da logística da caminhada, fornecendo água mineral, carro de som, faixas e também divulgando o evento.
Mais uma vez, o cantor Cid Natureza “levantou a galera” fazendo a animação sonora no mini trio, cantando músicas ambientalistas e o Hino do BJ.
            O Conselho Diretor da Sociedade Jabotiana Viva agradece ao convite da gerência e da equipe técnica de saúde do “Manoel de Souza Pereira” e ao Conselho Local de Saúde. Ao ficar co-responsável pela divulgação do evento, o fez na medida das suas possibilidades, como forma de devolver um pouco da gentileza e da confiança depositada.
            A participação de sócios e simpatizantes do nosso movimento triplicou: cerca de 60 pessoas vestiram a nossa camiseta, conduziram a faixa “Rio Poxim: Revitalização Já!” e a bandeira de Sergipe. Entendemos esta adesão como um reconhecimento pelo trabalho realizado até agora.
O apoio da Petrobrás, confirmando o seu compromisso sócio-ambiental, foi decisivo para nós, patrocinando os nossos uniformes(camisetas e bonés). Louvamos também a participação do deputado Francisco Gualberto, parceiro de primeira hora do nosso movimento, do vereador Dr. Emerson e do pessoal de seus respectivos gabinetes.
            O final, na praça Principal dos conjuntos Sol Nascente/JK, foi emocionante, especialmente no momento em que todos de mãos dadas cantaram o Hino Nacional enquanto a bandeira de Sergipe tremulava no céu da Jabotiana.  
            Foi também altamente positiva a distribuição de 200 mudas de plantas medicinais, ornamentais e frutíferas, promovida pela ONG “Centro de Preservação da Natureza – Projeto Canto Vivo” [WWW.cantovivo.org].
            Continuaremos apoiando o Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” rumo aos seus 10 anos. 2011 promete.

Jabotiana Viva na IX Caminhada Ecológica 

0 comentários:

Postar um comentário