13 de novembro de 2010

IX Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana


Vai acontecer no dia 19 de novembro (sexta-feira) de 2010, a IX Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana - BJ. A iniciativa é da Unidade de Saúde da Família “Manoel de Souza Pereira”, como culminância do Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”, uma das estratégias para minimizar a necessidade de serviços de saúde da população de um bairro rico em ocorrências naturais, que vem sendo alvo de constantes agressões ambientais, as quais interferem diretamente no padrão de vida da população.
            O evento vem sendo organizado há meses, nas reuniões do Conselho Local de Saúde, do qual participam diretoria e funcionários daquela unidade de saúde e representantes das comunidades do BJ. A Caminhada contará com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, Associação dos Moradores do Jardim Sol Nascente e JK e da Colina da Saudade.
            A concentração será na rua 15 do conjunto Santa Lúcia (em frente à Igreja Católica) a partir das 7h. O horário de saída da Caminhada está previsto para as 8h.  Já confirmaram presença todas as escolas públicas e particulares do bairro e os/as funcionários/as daquela unidade de saúde.
            Toda a população das comunidades do BJ está convidada, além dos moradores dos bairros circunvizinhos.
            O percursos será a rua 15, avenida Coronel Sizino da Rocha e avenida Rio Poxim do conjunto Santa Lúcia e, ao cruzar a ponte, a avenida Cezartina Regis dos conjuntos Sol Nascente/JK, encerrando na praça principal, onde será cantado o Hino Nacional.
            A novidade deste ano será a condução de 200 mudas de árvores doadas pela ONG “Canto Vivo” ao Projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”.
            A Sociedade Jabotiana Viva vem contribuindo com o evento, no trabalho de divulgação produzindo o cartaz, noticiando neste blog e no informativo impresso “Jabotiana Viva” nº 06. Nos faremos presente com a diretoria, sócios/as e simpatizantes. Você, caro/a blogueiro/a, não pode ficar de fora, participe! A gente se encontra lá.
Arquivo: Jabotiana Viva

 Aspecto da VIII Caminhada Ecológica, percorrendo a av. Rio Poxim no conjunto Santa Lúcia, realizada em 13 nov. 2009.


2 comentários:

A Caminhada Ecológica do Bairro Jabotiana é um marco em Aracaju e no Estado. É um exemplo a ser seguido, por ter sido planta frutífera regada às duras penas por pessoas que não desistiram e não desistem, apesar da distância absurda entre o discurso pró-ambiental/pró-social e a prática do poder público, empresários e grande parte da sociedade. É preciso marcar presença e incentivar esse evento, alem de mantê-lo vivo em ações individuais de mudança de comportamento, ao longo do ano, todos os dias. Não é só para salvar o planeta (se esse motivo já não fosse pouco), mas por respeito ao ambiente em que vivemos, por valores morais de convivência. Parabéns e força aos organizadores e aos que acreditam nessa luta.
 
Que bom que, mais uma vez, a caminhada foi um sucesso e surtiu o efeito esperado de mobilizar a comunidade em prol da conservação do meio ambiente.
A ONG Canto Vivo agradece a oportunidade de participar desse evento tão positivo. Esperamos realizar outras parcerias tão bem sucedidas quanto essa.
Parabéns pela organização do evento.
Abraços
Abraços
 

Postar um comentário